Grandes marcos das histórias das TIC




No último século foi muito rico em avanços técnicos e científicos. Assistiu-se ao aparecimento da electricidade, da electrónica, dos meios audiovisuais, em especial da televisão, e, por último, à implantação de novas tecnologias. Estas revolucionaram o uso da informação e, consequentemente, a educação e a vida dos professores.






As tecnologias de informação e comunicação (TIC) surgem como

um conjunto de conhecimento, reflectido quer em equipamento e programa.
Uma das características fundamentais das TICs consiste no facto de um único meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação possível de digitalização.




A década de 80 foi de grande importância. Os factores que contribuíram para este facto foram a diminuição do tamanho dos computadores, o aumento da sua potência, o aparecimento da linguagem LOGO e os apoios institucionais no que diz respeito à informatização do ensino. A elaboração de programas informáticos foi, de igual modo, decisivo para a prática educativa; porque devido à sua multifuncionalidade, podiam ser utilizados por estudantes de diferentes níveis, em várias disciplinas, e em actividades burocráticas.

Portanto, o desenvolvimento da tecnologia influenciou a educação, pois a informática foi entrando pouco a pouco, nas diversas áreas do ensino. Ao longo das épocas, alguns educadores empenharam-se em utilizar as novas tecnologias e em aplicar os diferentes tipos tecnológicos.












2 comentários: